Brasil Energia: MME: Petrobras cumpre papel na transição energética

RIO DE JANEIRO, 15/07/2020 – Apesar do foco no pré-sal, a Petrobras está contribuindo para a transição energética do país, afirmou o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, José Mauro Ferreira, durante webinar realizado pelo Instituto de Engenharia na quarta-feira (15/7).

“A Petrobras tem feito o seu trabalho, aumentando sua eficiência, reduzindo suas emissões [de carbono], tanto em exploração e produção quanto no refino, mas entendemos que a transição energética do Brasil vai acontecer com ela e vários outros agentes que participam do mercado brasileiro de energia”, assinalou o dirigente.

Ele ressaltou que a companhia tem importantes iniciativas nos setores de biocombustíveis, como o desenvolvimento de BioQav (bioqueresene de aviação) e o diesel renovável, e se mantém como a segunda petroleira no mundo que menos emite carbono nas atividades de E&P, atrás da Equinor.

GÁS NATURAL – Outro participante do webinar, o CEO da Gas Energy, Rivaldo Moreira Neto, disse que o Brasil tem a possibilidade de ampliar o uso de gás natural na geração elétrica. O combustível é considerado um dos vetores da transição energética.

“É uma riqueza que está disponível, porque esse gás está localizado em áreas que já possuem descobertas. Mas temos um timing apertado, entre dois e três anos, para que os operadores desses campos façam os investimentos”, alertou.

Moreira Neto considera fundamentais os debates em curso para integração entre as condições de produção de novas reservas e as regras dos leilões de contratação de energia elétrica.

O Instituto de Engenharia é uma organização sem fins lucrativos com sede em São Paulo.

Voltar